04 dezembro, 2015

Perder barriga !? Easy..!


Corda de saltar : De volta à infância, o que nos dá ainda mais prazer, sobretudo para as meninas. Aquele spot na rua, ou no parque em que na altura não havia telemóveis para combinar os encontros. Sabíamos que naquelas horas eles estavam lá.
Sinceramente, não era muito de saltar à corda na altura, mas de vez em quando lá íamos nós ter com as meninas, para «chateá-las» um bocado. Bons tempos, não!? Eh…eh…
Bem, antigamente era tudo muito bonito, mas em termos medico-desportivos não tínhamos noção das vantagens do saltar à corda trazia ao corpo, até que vários estudos revelaram que esta forma de divertimento era capaz de tonificar o nosso corpo.
Aqui, encontrámos 2 opções: séries ou tempo de 2/3 minutos. O mais importante não são as rotações que a corda dá, mas sim a forma, a postura e a dinâmica do exercício. A respiração é o conceito mais importante para perder barriga. A inspiração tem que ser a velocidade média, isto é, nem devagar nem de força, para que possamos contrair o abdómen e glúteos a fim de facilitar o trânsito intestinal e tonificar a barriga.
Conclusão: uma barriga de perfeição!


Natação : Bem me lembro daquelas banhadas no lago com a família, com medo que tivesse lá algum bicho dentro da água, ou aquelas tardes na praia com os amigos a jogar voleibol com aquela areia a ferver, e nós a tentar fazer buracos para meter os pés, a ir de 2 em 2 minutos à água para arrefecer um bocado, até à chegada à rede já sem água nenhuma no corpo. De certa forma, até chegamos a perder calorias graças ao sol, e às corridas campo-água, água-campo. 
Neste caso, sabemos que a natação pode ser praticada em vários espaços, mesmo sabendo que na piscina é sempre mais eficaz, tendo em conta que a água salgada da praia é usada de forma terapêutica para fins estéticos e bem-estar.
Os movimentos realizados ativam os músculos todos do corpo, particularmente os dorsais, beneficiando a parte abdominal do corpo. Os estilos de nado para um trabalho eficaz, resume-se ao crawl e peito, mantendo sempre a cintura abdominal numa postura sólida, sem movimentos laterais da bacia.
O trabalho deste exercício é sucedido em séries de 25 metros, alternando com exercícios abdominais na água: em posição sentado, com um noodle de espuma (ou barra flutuante) debaixo de cada braço, levantamento uma perna depois da outra. Entre 5 a 7 series de 15 repetições.




Jogging / Running : Como já devem ter reparado, há sempre aquela pequena história de infância antes de cada tópico, no qual acho engraçado o facto de vos mostrar que, na realidade, todos começamos a praticar desporto e a trabalhar os nossos grupos musculares na era infantil, tudo no bem-estar e divertimento.
Aquele objetivo de caminhar de um lado para o outro, ao tentar alcançar os pais, que te agarravam com força por teres conseguido o objetivo. Eram bons tempos, « dormir », « comer » e « brincar », uma rotina que toda a gente no dia de hoje adorava ter.
Daí, com o tempo começamos a correr e a ter responsabilidades, nas quais por vezes não nos deixam fazer o que queremos, por causa de problemas económicos ou por falta de tempo. Bem, neste caso, não precisamos de investir em ginásios ou em material de trabalho, apenas numas boas sapatilhas para evitar o aumento de problemas ósseos e musculares.
A ideia é aproveitar os momentos livres, ouvindo uma boa música, capaz de vos motivar quando se sentirem cansados, o que nos obriga a não desistir e ter resultados, passando 10 a 20 minutos a correr, com ideia de aumentar progressivamente a duração (5 minutos suplementares a cada corrida).
O Jogging pode queimar até 900 calorias, se o trabalho de respiração e motivação estiverem presentes.

Dica: Para estes tipos de exercícios a alimentação equilibrada continua a estar presente no nosso dia-a-dia, sem nos esquecermos do 1,5l de água recomendado por dia.
Existe muitos tipos de exercícios para a perda da barriga, mesmo objetivo, mesmo trabalho de grupos musculares mas de forma de execução diferente. Estes 3 aqui presentes, são para mim, os mais adaptáveis e eficazes. Nunca esquecer a motivação em casa, e levar sempre a boa disposição contigo! :)